Esse rio é minha rua: identidades da cidade
A produção do Espaço urbano vem seguindo a lógica do sistema capitalista de produção em busca de fins econômicos, gerando cidades cada vez mais desiguais e inadequadas às realidades ambientais, históricas, culturais e sociais dos lugares.
O EREA Bragança tem como temática “Esse rio é minha rua: identidade da cidade”, que busca discutir cidade a partir dos seus aspectos naturais e culturais, abordando esse tema a partir dos eixos:
HISTÓRIA e PATRIMÔNIO
CIDADE E AMBIENTE
ARTE E CULTURA
SOCIEDADE E IDENTIDADE
Dessa forma, buscar-se-á discutir como Arquitetos e Urbanistas podem pensar os espaços valorizando às especificidades de cada local, garantindo a identidade daqueles lá vivem.
Embasados na temática e objetivos do EREA, a Cidade de Bragança apresenta-se como um ótimo local para a realização do Encontro, uma vez que, a cidade contempla os quatros eixos da temática, facilitando a experiência e vivência do debate.
O primeiro ponto estabelecido para a escolha da cidade é o seu caráter histórico. Rica em patrimônio arquitetônico, a cidade apresenta edificações centenárias de século XIX fruto do crescimento econômico da cidade nesse período. Entretanto, a cidade apresenta também edificações depredadas. Dessa forma, esses aspectos contemplam o eixo História e Patrimônio do EREA. O segundo ponto relevante para a escolha da cidade é a sua característica ambiental. Portadora de uma das maiores extensões de mangue do país, reservas naturais e margeada pelo Rio Caeté, Bragança é um importante objeto para o debate da adequação do espaço às peculiaridades ambientais, se encaixando no eixo Cidade e Ambiente.
Outros pontos considerados para a escolha de Bragança como cidade sede é o seu patrimônio artístico e cultural e sua identidade local. A cidade é detentora de um representativo patrimônio cultural tanto material quanto imaterial. As principais manifestações culturais são expressas pelos patrimônios culturais da cidade, um dos mais representativos é o culto e festividade de São Benedito e as manifestações decorrentes como a marujada. Assim, a cidade contempla os eixos Arte e Cultura, e Sociedade e Identidade.
Dessa forma, a cidade de Bragança apresenta uma diversidade que buscamos na Temática do Encontro, possibilitando a aproximação dos estudantes ao objeto tema do nosso Encontro.